CMS PORTUS E QUITANDA

Rua Jorge Nogueira, s/nº- Costa Barros- Rio de Janeiro - RJ | CEP:21520-790 | ☎ Telefone: (21) 3835-6123
Funcionamento: Segunda-feira a Sexta-feira das 07h às 18h
Gerente: Carlos Alberto Avelino | CNES 5315050 - ESF: 03 | ESB: 01

COMO CHEGAR FALE CONOSCO

Serviços e Metas

Acolhimento

Orientações sobre o nosso atendimento.

Saiba Mais

Nossas Metas

Ações em prol de assegurar a saúde com qualidade.

Saiba Mais

Multimídia

Acesso ao conteúdo audiovisual da unidade.

Saiba Mais

Nossa Equipe

Nossos profissionais e território de atuação

Saiba Mais

Postagens Recentes

sexta-feira, 9 de dezembro de 2011

CAMPANHA FIQUE SABENDO DA ÁREA DE PLANEJAMENTO 3.3

CAMPANHA FIQUE SABENDO DA ÁREA DE PLANEJAMENTO 3.3

Nossa Campanha Fique Sabendo, foi um sucesso!!  Tivemos um total de 2599 coletas, sendo assim alcançando 93% da nossa meta. Ficamos  entre as três  AP ´S que obtiveram melhor desempenho!

Parabenizamos todos os profissionais envolvidos pelo empenho e disposição em se dedicar por tão nobre causa  e espírito de equipe trazendo ótimos resultados para nossa área.  Gostaríamos de ressaltar a criatividade e  organização das unidades, e ainda a motivação dos profissionais em receber os usuários. 

Agradecemos especialmente as unidades CF Epitácio Reis, CMS ALice Toledo Tibiriça, CMS E. Edma Valadão, CMS Fazenda Botafogo, CMS Clementino Fraga e CF Maria Azevedo (Santinha) pela SUPERAÇÂO de suas metas.

CMS Alice Toledo Tibiriçá

CMS Carmela Dutra 

CMS Carlos Cruz Lima
 

CMS Clementino Fraga

Clinica Da Familia Epitacio Soares Reis

Clinica da Familia Josuete Sant'Anna de Oliveira

Clinica Da Familia Marcos Valadão

Clinica Da Familia Maria De Azevedo Rodrigues Pereira

CMS Edma Valadão


CMS Fazenda Botafogo


CMS Flavio Couto Vieira

Clinica Da Familia Ana Maria Conceição Dos Santos Correia

CMS Mario Olinto


CMS Morro União

CMS Nascimento Gurgel


Policlinica Augusto Amaral Peixoto

CMS Portus Quitanda


CMS Sylvio Brauner

quinta-feira, 29 de setembro de 2011

DOWNLOAD EDITAL FORMAÇÃO TÉCNICA DE NÍVEL MÉDIO DE AGENTES DE VIGILÂNCIA

DOWNLOAD EDITAL FORMAÇÃO TÉCNICA DE NÍVEL MÉDIO DE AGENTES DE VIGILÂNCIA

 A Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio (EPSJV), da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) e Secretaria Municipal de Saúde e Defesa Civil do Rio de Janeiro (SMSDC), visando à formação de técnicos de nível médio em Vigilância em Saúde para o fortalecimento do Sistema Único de Saúde, tornam públicas as Normas para o processo seletivo de docentes para o Curso de Formação Técnica de Nível Médio de Agentes de Vigilância em Saúde. 








>>link para download:     Photobucket

terça-feira, 27 de setembro de 2011

5ª CAMINHADA CONTRA A DENGUE

5ª CAMINHADA CONTRA A DENGUE


Estão todos convidados para mais uma vez estarmos juntos na realização da 5ª Caminhada de Mobilização contra a Dengue, no dia 07/10/2011.


terça-feira, 26 de julho de 2011

AJUDEM NOSSO UNIDADE A GANHAR O CONCURSO "CACS" CIDADES ATIVAS CIDADE SAUDÁVEIS  BASTA CLICAR NO LINK ABAIXO .

http://concursocacs.com/proyecto/viva-comunidade/

CMS Portus/Quitanda/Tom Jobim: REPORTAGEM DA REDE TV

CMS Portus/Quitanda/Tom Jobim: REPORTAGEM DA REDE TV

CMS Portus/Quitanda/Tom Jobim: REPORTAGEM DA REDE TV: "http://www.redetv.com.br/Video.aspx?52,15,192673,jornalismo,redetv-news,meninos-cariocas-ganham-24-medalhas-em-competicao-de-jiu-jitsu"

ASSISTAM O VIDEO DE NOSSA UNIDADE

ASSISTAM O VIDEO DE NOSSA UNIDADE

A SAUDÊ VESTE KIMONO E SO CLICAR NO LINK ABAIXO

segunda-feira, 25 de julho de 2011

Campeonato mundial de jiu jitsu

Campeonato mundial de jiu jitsu

       As meninas super poderosas campeãs mundial de nossa unidade
Lilian, Sabrina, Jessica, Suellen, Gabriela, Alice e Karina. Esse campeonato   teve  71 equipes escritas gente de todos lugares, cada um de nossos atletas lutaram mais de 3 vezes para conquistar a tao sonhada medalha de ouro.


Na classificação geral ficamos em decimo segundo lugar, com 8 medalhas de ouro, 2 de prata e 1 de bronze.


Para muitas dessas crianças foi a realização de um sonho, pois a maioria delas eram desacreditada dentro da comunidades por causa de seus comportamentos, hoje elas são vista de forma diferente pois recuperaram a auto estima e aprenderam a respeitar uns aos outros .







O Campeonata mundial de jiu-jitsu foi um sucesso, foram 8 medalhas de ouro 2 de prata e 2 de bronzer

quinta-feira, 26 de maio de 2011

TAI CHI CHUAN

TAI CHI CHUAN

Atividade utilizada como auto defesa, treinamento para saúde, equilíbrio dos aspectos fisícos, emocionais, mentais e espirituais. Verificando se estas posturas correspondem às suas expectativas em relação à prática.
Realizado pela Profª Débora todas as 4ª (quarta-feira) de 9:30h às 10:30h.
 

segunda-feira, 16 de maio de 2011

CRIANÇAS LUTAM POR UMA VIDA MELHOR

CRIANÇAS LUTAM POR UMA VIDA MELHOR


RIO - No meio de um lugar que carrega o estigma da violência e onde faltam praças e projetos sociais, uma pequena sala de um posto do programa Saúde da Família virou refúgio atraente para crianças e adolescentes. É lá, no PSF Portus, Quitanda e Tom Jobim, localizado na Favela da Quitanda, em Costa Barros, que treina a equipe de jiu-jítsu comandada pelo mestre Osmar Laurindo da Silva. Desde que mestre Osmar e seus instrutores - Cristiano Viana da Silva, Henrique Ramos Cezário e Elias Silva Quirino, todos agentes de saúde - passaram a dar aulas gratuitas do esporte na unidade, há pouco mais de um ano, a procura e o interesse pela arte marcial não param de aumentar na comunidade.

Projeto já tem 130 inscritos

A cada dia, chegam mais crianças querendo se inscrever. Já são mais de 130 - mestre Osmar já perdeu a conta -, se espremendo na sala reservada para as aulas dentro do posto. Com olhos atentos, meninos que há pouco tempo estavam aprendendo a andar, acompanham os ensinamentos dos professores, que se esforçam em passar mensagens de disciplina e respeito ao próximo. O sucesso do projeto aumentou no fim de 2010, quando 13 de 20 atletas do grupo que participaram do campeonato Oswaldo Fadda, em Niterói, ganharam medalhas. Foi a primeira vez que os pequenos lutadores participaram de um torneio, que contou com 35 equipes. O grupo de Costa Barros terminou em sétimo lugar na classificação geral.
Em fevereiro deste ano, mais vitórias: a equipe ficou em terceiro lugar na 1 etapa da Copa Rio Open de Jiu-Jítsu Olímpico, em Niterói, organizado pela Federação de Jiu-Jítsu Olímpico do Estado do Rio de Janeiro. A garotada levou para casa 24 medalhas de ouro, duas de prata e uma de bronze.
- Eles têm garra - elogia o mestre. - Eu vim de comunidade. O que passo para eles é o que eu vivi: a vontade de treinar, mesmo sem condições. Um mestre me deu uma chance. E estamos dando essa também.
O projeto ganhou força no início de 2010, quando o Viva Comunidade - um braço do Viva Rio - passou a administrar a unidade de saúde do município. Com verbas municipais repassadas à ONG, foram comprados tatames e 150 quimonos. Mestre Osmar, que dava aulas como voluntário, foi contratado para seguir adiante com o projeto. Agora, há aulas de jiu-jítsu todos os dias. O espaço já se tornou pequeno para tantas crianças e adolescentes, já que muitos não se contentam em ir somente nos horários de suas turmas. É o caso de Suelen da Silva Couto, de 13 anos, medalhista de ouro.
- Curto ficar aqui, que é um lugar seguro. Se eu não vim é porque estou doente, porque aconteceu alguma coisa. Para onde eles forem (os professores), eu vou atrás. Pretendo virar mestre - diz Suelen, que tem como companheira na equipe Gabriela Ribeiro dos Santos, de 13 anos, que perdeu a visão esquerda em julho do ano passado após ser atingida por estilhaços de um tiro.
Gabriela é um dos casos de superação na equipe, que a recebeu após a adolescente ser ferida. O esporte deu motivação à jovem para seguir em frente: como Suelen, ela também já é uma atleta de ouro.
O grupo tem conseguido ultrapassar barreiras, como a econômica: para inscrever os atletas em competições, os funcionários do PSF chegam a fazer vaquinhas. Costa Barros possui o segundo pior IDH do Rio de Janeiro. Mas um outro obstáculo tem sido mais difícil de encarar: a violência. Na favela da Quitanda, os tiroteios são quase que diários. E o posto, muitas vezes, é usado como trincheira por policiais no combate a traficantes. É comum as aulas precisaram ser interrompidas por causa de confrontos, que deixam marcas nas paredes da unidade.
Dentro do posto, a luta continua para transformar o projeto em um caminho para a promoção de saúde na favela:
- O esporte ajudar a transformar o espaço de saúde, visto normalmente como espaço de doença - analisa Alexandre Modesto, coordenador de Saúde na área pela prefeitura.
Todos os inscritos são acompanhados por médicos do PSF e precisam apresentar bom rendimento escolar.
- Meu menino de 4 anos, quando começou a estudar, não tinha coordenação motora. Hoje ele já consegue fazer as letrinhas. E minha filha de 7 anos passou de conceito insuficiente na escola para bom, e depois para muito bom - conta, orgulhosa, a cabeleireira Andreia Dornella, mãe de Hebert e Evelen.
Antes de virar lutador, Missael dos Santos Teixeira, de 16 anos, passava o tempo fora da escola na rua, soltando pipa, ou em casa vendo filmes na TV. Agora, parte do dia do adolescente é dedicada à prática do esporte. Missael também já é medalhista de ouro:
- Pretendo seguir no jiu-jítsu. Gostei de participar de um campeonato. A adrenalina bate. É é legal ir a lugares diferentes, sair daqui.

Ideia é não priorizar força

Davi Rodrigues tem apenas 3 anos, mas já luta com o pai, o instrutor de academia Valmecio Camelo, no tatame do PSF. Ele é o caçulinha da equipe.
- No jiu-jítsu não tem tamanho - afirma o pai.
Mestre Osmar se preocupa em não ensinar golpes violentos e insiste com os alunos no discurso de respeito ao próximo.
- A gente sabe que não pode levar o jiu-jítsu para a rua - ensina Missael.
As técnicas repassadas priorizam a observação e a inteligência. Não à toa, os medalhistas de Costa Barros costumam ganhar dos adversários usando a técnica chamada enforcamento, que não prioriza a força. Mestre Osmar encontrou no método a forma de vencer adversários com melhores condições físicas e de treinamento:
- O símbolo da equipe é a cobra enrolada no pitbull - revela o mestre.





fonte: jornal O Globo

terça-feira, 15 de março de 2011

Infográfico

6 Grupos de Saúde
em nossa unidade.
2,450,000 Metros Quadrados
é o tamanho da nossa área de abrangência.
14133 Usuários
beneficiados por nossa unidade.

Como eu Faço

Como eu Faço
Visita domiciliar, acolhimento e atividades de grupo
Vai Acontecer
Grupos e ações promovidos pela unidade que irão acontecer.
Conheça esta história
História contada por um ACS
Saúde nas Escolas
Integração com as escolas e creches locais.
Protagonismo Juvenil
Grupo de adolescentes que apóiam as ações de promoção da saúde existentes na unidade.
Integração
Saúde da Família e Vigilância em Saúde.
Integração
Ensino-Serviço-Comunidade
Academia Carioca
Processo de trabalho e os principais resultados obtidos pelos educadores físicos.

Contato

Fale Conosco

Entre em contato com nossa unidade, fale com nossos profissionais e tire suas dúvidas quanto aos nossos programas

Endereço

Rua Jorge Nogueira, s/nº- Costa Barros

Funcionamento

Segunda-feira a Sexta-feira das 07h às 18h

Telefones

(21) 3835-6123

Centro Municipal de Saúde Portus e Quitanda.. Tecnologia do Blogger.