sábado, 29 de outubro de 2016
Hoje foi um sábado muito especial no CMS Portus e Quitanda, pois além da Coleta de Preventivo realizada devido ao Outubro Rosa, realizamos a festa de dia das crianças para os alunos do projeto de jiu-jitsu "Saúde veste kimono" com o Mestre oficineiro Osmar Laurindo.
Parabéns equipe Portus e Quitanda. # juntos somos mais.
quarta-feira, 26 de outubro de 2016
26/10/2016 - PSE: Creche Luiza Barros de Sá Freire
Realizada ação de PSE na Creche Luiza Barros de Sá Freire, que é acompanhada pela Equipe Tom Jobim.
Atividades trabalhadas:
Escovação, aplicação de flúor, entrega de kit de higiene bucal e avaliação odontológica.
Realizaram esta atividade: O dentista Gláucio Franchini, a técnica em saúde bucal Danielle Sant'Anna e a auxiliar em saúde bucal Bianca Oliveira.
terça-feira, 25 de outubro de 2016
25/10/2016 - Visita domiciliar com o apoio do NASF
Realizada em 25/10/16 Visita domiciliar com a fisioterapeuta Juliana Firmino #NASF em conjunto com a agente de saúde Fernanda Fernandes da Equipe de Quitanda, na comunidade do Bairro 13/Obrigado meu Deus.segunda-feira, 24 de outubro de 2016
24/10/2016 - Grupo de artesanato.
Realizado em 24/10/2016, no auditório do CMS Portus Quitanda grupo de artesanatoCom o objetivo de mostrar a importância do trabalho do artesanato na idade madura, tendo como atividade educacional e de autonomia para os participantes por meio do criar e recriar com os trabalhos manuais.
"As Arteiras de Portus" e o aparador de porta.
Coordenou esta atividade a agente de saúde Renata Leite.
Procure a sua equipe e venha participar você também!!!
domingo, 23 de outubro de 2016
terça-feira, 18 de outubro de 2016
Outubro Rosa
Todos os anos, o mês de outubro se veste de rosa em alusão a prevenção do câncer de mama e a promoção da saúde das mulheres, na busca de conscientizá-las sobre a importância da realização de exames para rastreamento e detecção precoce da doença. A data é celebrada com o objetivo de compartilhar informações sobre o câncer de mama, promover a conscientização sobre a doença, proporcionar maior acesso aos serviços de diagnóstico e de tratamento e contribuir para a redução da mortalidade. No Brasil, movimento é realizado pelo Ministério da Saúde desde 2010, através de eventos técnicos, debates e apresentações sobre o tema e produção de materiais e outros recursos educativos.terça-feira, 4 de outubro de 2016
04/10/2016 - Dia do agente comunitário de saúde.
Hoje é comemorado o Dia Nacional do Agente Comunitário de Saúde. Personagem fundamental da cadeia de Atenção Primária, é ele quem está mais próximo dos problemas que afetam a comunidade. Ele se destaca pela capacidade de se comunicar com as pessoas e pela liderança natural que exerce. Sua ação favorece a transformação de situações que afetam a qualidade de vida das famílias, como aquelas associadas ao saneamento básico, destinação do lixo, condições precárias de moradia, situações de exclusão social, desemprego, violência intrafamiliar, drogas lícitas e ilícitas, acidentes etc.
Tem como principal objetivo contribuir para a qualidade de vida das pessoas e da comunidade e para que isso aconteça, está sempre alerta. Todas as famílias e pessoas da região são acompanhadas por meio da visita domiciliar, na qual se desenvolvem ações de educação em saúde. Entretanto, sua atuação não está restrita ao domicílio, ocorrendo também nos diversos espaços comunitários.
Entre as principais funções do agente está a identificação dos fatores socioeconômicos, culturais e ambientais que interferem na saúde. Ao identificar ou tomar conhecimento da situação-problema, ele entra em contato com a pessoa e/ou familiares e depois o encaminha à unidade de saúde para uma avaliação mais detalhada. Os diferentes aspectos de um problema são examinados cuidadosamente com as pessoas, para que sejam encontradas as melhores soluções.
O trabalho passa por todos os aspectos da família. Pessoas com deficiência, por exemplo, podem ter dificuldade no convívio familiar, na participação na comunidade, na inclusão na escola, no mercado de trabalho, no acesso a serviços de saúde, sejam estes voltados à reabilitação ou consultas gerais. Conhecer essa realidade, envolver a equipe de saúde e a comunidade na busca de recursos e estratégias que possibilitem superar essas situações são atitudes muito importantes que podem ser desencadeadas pelo agente, repercutindo na mudança da qualidade de vida e no aumento de oportunidades para essas pessoas na construção de uma comunidade mais solidária e cidadã.
Enfim, o Agente de Saúde auxilia na promoção do cuidado à saúde da população, alertando, prevenindo e identificando os problemas de cada região. Comprovadamente, o atendimento realizado de maneira mais humanizada traz melhores resultados para a saúde da população, pois favorece o estabelecimento de uma relação de confiança entre o profissional e usuário, aumentando vínculo e a adesão ao tratamento.
Fonte: Gabriela Rocha/ Blog da Saúde